PRIMÍCIAS – Parte 1


A PRIMÍCIA DO MÊS – ROSH CHODESH
O povo de Deus estava vivendo na escravidão no Egito, então Deus envia seu profeta para liberta-los. No Egito o faraó usava a coroa e o povo era escravo, então Deus decide mudar a situação fazendo o seguinte: Deus muda o calendário dos Judeus e manda eles santificar aquele mês e santificar o primeiro dia do mês. Este foi o primeiro mandamento de Deus ao seu povo. Quando o povo santificou suas Primícias no primeiro dia do mês a coroa saiu da cabeça do Faraó e veio para os judeus.
O primeiro mês é o “cabeça” do ano e o primeiro dia o “cabeça” do mês. Para os que Honram o Senhor com as Primícias o Senhor os tira da miséria e coloca uma coroa (Kéter) em suas cabeças e seus inimigos debaixo de seus pés. Vamos nos consagrar neste primeiro dia do mês e entregar nossas Primícias e o Senhor nos colocará por cabeça e não por cauda.
Aqui vai um breve esboço sobre o assunto. Veja como nosso Deu trabalha.
Deus manda o seu povo santificar o primeiro dia do mês. – E FALOU o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. Este mês é para vocês, a cabeça dos meses. (Êxodo 12:1-2).
Foi dita a Nação Judaica que enquanto estivessem no Egito aquele mês de Nissan, seria o mês em que eles deixariam o Egito, e este deveria ser para eles o primeiro mês, e a partir de agora, eles, como uma Nação, teriam a possibilidade de contar os meses e criar um único calendário judaico baseado no ano lunar.
Deus manda o povo trazer a primeira oferta de cordeiro: – Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família (Ex 12.3)
PEDIR A INDENIZAÇÃO PELOS TRABALHOS PRESTADOS.
Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios joias de prata, e joias de ouro, e roupas. – 36 E o SENHOR deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios (Ex 12.35,36 )
Para você entender melhor: Deus sempre começa pelo começo. Quando Deus manda santificar o primeiro dia é porque Ele vai começar algo novo na vida deles. Foi assim que o povo hebreu deixou de ser escravo e tornou-se príncipe – “Meu primogênito é Israel” ( Êxodo 4: 22 ).”
Conclusão: No primeiro dia, Deus mandou seu povo se santificar e trazer a primícia e quando eles cumprem o mandamento tornaram-se príncipes e saíram do Egito com suas mãos cheias de riquezas.
FESTA DAS PRIMÍCIAS
Depois que o povo chegou na terra prometida Deus estabeleceu o principio das primícias:
“Diga o seguinte aos israelitas: Quando vocês entrarem na terra que dou a vocês e fizerem colheita, tragam ao sacerdote um feixe do primeiro cereal que colherem. O sacerdote moverá ritualmente o feixe perante o Senhor para que seja aceito em favor de vocês; ele o moverá no dia seguinte ao sábado. No dia em que moverem o feixe, vocês oferecerão em holocausto ao Senhor um cordeiro de um ano de idade sem defeito. Apresentem também uma oferta de cereal de dois jarros da melhor farinha amassada com óleo, oferta ao Senhor preparada no fogo, de aroma agradável, e uma oferta derramada de um litro de vinho. Vocês não poderão comer pão algum, nem cereal tostado, nem cereal novo, até o dia em que trouxerem essa oferta ao Deus de vocês. Este é um decreto perpétuo para as suas gerações, onde quer que morarem. Levítico 23:10-14
Honre o Senhor com todos os seus recursos, e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios e os seus barris transbordarão de vinho. Provérbios 3:9-10
“Também assumimos a responsabilidade de trazer anualmente ao templo do Senhor os primeiros frutos de nossas colheitas e de toda árvore frutífera.” Neemias 10:35
O melhor de todos os primeiros frutos e de todas as contribuições que vocês fizerem pertencerá aos sacerdotes. Vocês darão a eles a primeira porção de sua refeição de cereal moído, para que haja bênçãos sobre as suas casas. Ezequiel 44:30
Até os dias atuais o povo judeu santifica o primeiro dia do mês e sempre Deus faz algo novo em suas vidas e seus negócios. Este primeiro dia de cada mês é o cabeça do mês e quando ele e´santificado todo o restante do mês sera´abençoado.
ROSH CHODESH
È também chamada de Festa da lua nova, rosh chodesh, o poder das primícias: é o nome dado à Festa celebrada no primeiro dia de cada mês no Calendário Hebraico, que é sinalizado pelo aparecimento da Lua Nova.
No primeiro dia de cada mês Deus manda seu povo santificar-se e trazer as primícias. Este feriado é chamado de Rosh Chodesh. Neste dia Deus abençoa todo o mês e dá novidades ao seu povo e muda a sua situação tornando-o diferente dos outros. “Chodesh” que vem do Hebraico “chadash,” – novo, mudança, diferente.
O QUE SE FAZ NESTA FESTA? – Uma reunião mensal (calendário hebraico):
1- Adoração especial-Ez46:3;
2- Oferta especial- Nm 28: 11;
3-Tocar as trombetas-Nm10:10;
4- Banquete especial-1Sm20:5;
5- Consulta profética especial-2 Rs4: 23-24;
MANDAMENTO DAS PRIMÍCIAS – Aplicação: É importante para nós aprendermos e praticarmos os princípios aqui envolvidos. Eu pratico as primícias, não de forma religiosa ou legalista mas sim por amor. Sempre dou ao Senhor os primeiros minutos do dia e também os primeiros dias do mês e os primeiros meses do ano e me sinto muito abençoado. Neste dia 1º do mês eu levanto bem cedinho e dou os primeiros momentos do dia para Deus e também dou minha primeira oferta do mês. E Deus tem me dado também as primícias do melhor que Ele tem. Enfim quando eu o coloco em primeiro lugar em minha vida e no meu coração Ele também faz o mesmo comigo.
—————-

Comentários Via Facebook

compartilhar

Posts Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: